DoceDelícas A Arte de Adoçar a sua Vida!



"Criada recentemente, a DoceDelícias é um novo empreendimento que adoça a sua vida com deliciosos Bolos decorados, Cake Pops, Cones truffados, Cupcakes, Tortas e diversos doces..."

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como surgiu o delicioso Cupcake

É de origem inglesa, esses bolinhos começaram a aparecer nos livros de culinária do Reino Unido por volta de 1790 e por lá é conhecido como "fairy cakes" (bolo das fadas), pois era muito delicados, com massa de baunilha e cobertura fondant, perfeito para o chá britânico. Mas o termo cupcake foi impresso pela primeira vez em 1828, no livro Seventy five receipts for pastry, cakes and sweetmeats. Nessa data, o nome foi dado à receita ou porque todas as medidas vinham em xícaras (cups), ou até mesmo porque eram assadas nas xícaras era um bolo feito pelas donas de casas, e era comum dar de presentes para a vizinhança. Nessa época os fornos não eram bons como hoje e assar um bolo convencional demorava… por isso os cupcakes eram tão convenientes.

Em meados do século XIX, chegou aos Estados Unidos e ficou conhecido como cupcake. O "boom" dos cupcakes aconteceu quando esses fofinhos deram o ar da sua graça no seriado de TV "Sexy and the city", virando uma febre e conquistaram espaço nas panificadoras de todo o Brasil, o cupcake vem ganhando espaço e já é um dos doces que não pode faltar em diversas comemorações, por ser delicioso, chique, moderno e prático.
 
A maneira de preparar o cupcake rompeu com todas as tradições culinárias. O surgimento desta nova técnica de preparo foi bastante conveniente, uma vez que os bolos de tamanho tradicional tinham seus ingredientes pesados em balanças e demoravam muito para assar nos fornos antigos. Até o início do século XX, não existiam formas para assar os bolinhos, o que fez com que a maioria das padarias os assasse em latas pequenas, surgindo, então, mais uma teoria para o termo cupcake. Hoje, porém, existe uma infinidade de produtos destinados ao preparo desta pequena sobremesa.
 


Assim, desde o seu surgimento, os cupcakes tornaram-se uma tendência da cultura pop no mundo da culinária mundial. Sua popularidade alcançou o mundo e nos últimos anos os brasileiros por muitas razões. A possibilidade de combinar sabores extravagantes, seu tamanho ideal para uma pessoa, facilidade no transporte, versatilidade na embalagem e decoração e nas formas são seus principais adjetivos. Sem contar, obviamente, na relação lúdica que existe entre o homem e este pequeno bolo, pois remonta a um estado de alegria, diversão, infância.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário